DICAS & NOTÍCIAS

Hipertensão Arterial atinge 30 milhões de brasileiros
Lençóis Paulista, 28 de abril de 2017

Entre as principais causas de hipertensão arterial estão à predisposição genética e fatores externos como: obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse e consumo excessivo de álcool e sal.

Segundo estudos, existe relação da pressão arterial com a idade, sendo a prevalência de hipertensão arterial superior a 60% na faixa etária acima de 65 anos.

A prevalência de hipertensão arterial entre homens e mulheres é semelhante, embora seja mais elevada nos homens até os 50 anos, invertendo-se a partir da quinta década.

 

De acordo com o médico, a hipertensão arterial é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e por 25% das mortes por doença arterial coronariana.  

O médico, Sergio Jordan informa que a prevenção começa com a mudança no estilo de vida. 

Para conseguir um bom resultado no tratamento e na prevenção das complicações crônicas, uma abordagem multiprofissional (enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, professor de educação física, psicólogo, os agentes comunitários) é de fundamental importância.

 

 

 

 

Voltar